(064) 98479-2463

NO AR

ELAS POR ELAS

www.radioriofm92.com.br

Brasil

Uma especialização a distância pode ser o investimento que você precisa

Uma carreira acadêmica não acaba com a conclusão do curso superior. Muito pelo contrário: é aí que ela começa!

Publicada em 25/10/19 às 15:38h - 16 visualizações

por Ines Ferrari, Consultora de Carreira Unicesumar


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Aluno de Pós Graduação EAD da Unicesumar  (Foto: Unicesumar EAD)

Se você terminou a sua graduação e está se sentindo “perdido”, sem saber exatamente qual deve ser o próximo passo, saiba que não está sozinho!

Esse tipo de incerteza é bastante comum. Afinal, nos dias de hoje, para concorrer às melhores oportunidades de trabalho, apenas a graduação não é mais suficiente e continuar os estudos é essencial. Mas existem muitas formas de fazê-lo e é isso que desperta dúvidas. Qual o melhor caminho a seguir?

A especialização pode ser um excelente investimento para quem está saindo da universidade. E o melhor é que ela também é oferecida na modalidade de EaD, garantia de praticidade e flexibilidade!

Afinal, o que é uma especialização?

Muitos não sabem ao certo o que é um curso de especialização. Acabar com todas as dúvidas é o primeiro passo para tomar uma decisão correta e consciente.

A especialização é um curso de pós-graduação (ou seja, exige que o aluno já tenha se formado no ensino superior) de duração mais curta, normalmente entre dois e dois anos e meio.

Não é um curso generalista como a graduação, pelo contrário. É focado em habilidades bem mais práticas e específicas, relativas a uma determinada área. É excelente para quem deseja se atualizar profissionalmente.

Dentro da especialização, existe a opção do MBA à distância, para você que tem dedicado a sua carreira profissional aos negócios.

Para quem a especialização é indicada?

Como já foi mencionado, existem muitos caminhos possíveis para quem termina a graduação: fazer uma segunda faculdade, buscar uma especialização ou procurar ingressar direto no mercado.

A especialização acaba sendo bastante indicada em alguns casos específicos, que são os seguintes:

  • Pessoas que procuram um conhecimento mais prático, voltado para as necessidades do mercado;
  • Quem não tem a disponibilidade de estudar todos os dias;
  • Profissionais que buscam atualização ou que desejam segmentar a sua carreira;
  • Indivíduos que querem mudar a sua área de atuação sem fazer outra faculdade;
  • Pessoas que buscam se recolocar no mercado de trabalho ou que almejam a uma promoção rapidamente;
  • Quem não tem inclinação para a pesquisa e nem pensa em atuar como docente no momento.

A especialização a distância

Se você já se formou, a ideia de voltar a frequentar a faculdade, ainda que poucas vezes por semana, pode não ser muito atrativa. É possível que falte tempo para isso, não é mesmo? Nesse caso, a especialização a distância é o melhor caminho!

Uma das maiores vantagens que tem contribuído para o aumento do número de alunos matriculados nas especializações a distância é o baixo custo. A mensalidade de um curso de especialização já tende a ser mais baixa do que a da graduação. Quando esse curso é feito a distância, o valor é menor ainda!

Portanto, a modalidade EaD é ideal para quem quer continuar os estudos, mas não tem condições de investir um alto valor nisso ou mesmo tem outros projetos pessoais que exigem grande parte do orçamento mensal.

O material didático utilizado nesse tipo de especialização é digital (pelo menos, grande parte dele) e seu custo já está incluso na mensalidade. Portanto, sem surpresas!

Mas a questão do valor não é a única vantagem garantida para quem aposta na especialização a distância: com essa modalidade de educação, você se torna o único responsável pelos seus estudos!

Você terá acesso às aulas, mas poderá realizá-las onde e quando quiser, sem compromisso de horário fixo.

Por exemplo, se você sabe que na próxima semana terá uma viagem de trabalho e, assim, não terá tempo para estudar, pode se programar para adiantar as suas tarefas e viajar tranquilamente. No ensino presencial, isso não é possível.

Networking

Ainda existe aquela visão de que o aluno que estuda a distância aprende sozinho, de forma isolada. Hoje em dia, isso não condiz com a realidade. Apesar de não dividir uma sala com outras pessoas fisicamente falando, ele está em contato direto com os professores e outros alunos.

Na realidade, a especialização a distância potencializa esse contato: como é tudo pela internet, é possível conhecer e conversar com pessoas de outras cidades e estados, ampliando a rede de contatos.

A partir disso, você pode até conseguir oportunidades profissionais em outras regiões do país, graças a esses contatos. Para quem já é formado, investir em um bom networking é fundamental e a especialização a distância pode lhe ajudar com isso.

Vale o investimento?

Se você ainda está se perguntando se vale realmente a pena investir em uma especialização a distância, pense no seguinte: pesquisas apontam que um profissional com especialização pode ganhar até 70% mais se comparado ao que não possui esse diploma.

A tendência é que esse percentual cresça cada vez mais. O mercado de trabalho está se tornando progressivamente mais exigente e competitivo. Pense que há dez anos ter um diploma de graduação já era um diferencial para concorrer a uma vaga. Hoje em dia, esse é um pré-requisito.

Dificilmente uma empresa considera selecionar alguém que não tenha ensino superior e nem esteja cursando. Já a especialização pode entrar também como requisito obrigatório ou como um diferencial, dependendo da empresa e da função.

Quem ainda não pensou em fazer uma especialização, está parando no tempo e isso pode ser fatal para a carreira profissional.

Investimento consciente

Para que o seu investimento na especialização a distância traga os resultados esperados, vale relembrar e se atentar a alguns cuidados básicos:

  • Antes de se matricular em um curso, certifique-se de que a instituição é reconhecida pelo MEC;
  • Utilize sites como o Reclame Aqui para saber se outros alunos já tiveram problemas com a instituição;
  • Visite o polo presencial para conhecer a estrutura que lhe será disponibilizada e esclarecer todas as dúvidas;
  • Leia a grade curricular da especialização que você pretende fazer com atenção para ter certeza de que ela condiz com as oportunidades profissionais que você espera;
  • Quando as aulas começarem, não se limite às leituras obrigatórias: busque conteúdos extras, procure se envolver com o assunto, pois é isso que fará de você um aluno e profissional diferente!

Dessa forma, você aproveita o curso de maneira holística e se torna um profissional muito melhor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 5608
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2020 - Rio FM 92.1